23 de jul de 2010

Essa matéria foi publicada no O GLOBO

PRIMEIRO CADERNO - 15/07/2010

Células-tronco ajudam a tratar mal de Parkinson Cientistas tentam recriar os
neurônios atacados pela doença LONDRES. Cientistas da Universidade de Oxford
iniciaram pesquisa com o uso de célulastronco pluripotentes induzidas (ou
iPS, na sigla em inglês) com o objetivo de entender melhor a doença de
Parkinson e desenvolver novos tratamentos. Estas células foram criadas há
três anos a partir de tecido da pele (fibroblasto), sem destruir embriões; e
elas têm características genéticas de embrionárias, com capacidade de se
transformar em diferentes tecidos.

Na primeira etapa, os pesquisadores usaram células de da pele de mil
pacientes que sofrem de Parkinson para transformá-las em neurônios afetados
pela doença, ainda incurável. As iPS vão permitir que eles cultivem o tipo
de neurônio que morre quando o problema aparece. Ele é chamado de
dopaminérgico, porque produz dopamina (neurotransmissor que ajuda a
controlar movimentos). Os dados serão apresentados na Conferência da Rede
Nacional de CélulasTronco do Reino Unido.

A técnica é útil porque é difícil obter amostras de tecido neuronal doente a
partir de biópsias de pacientes. O principal objetivo é saber mais sobre o
mecanismo da doença.

— O Parkinson é a segunda doença neurodegenerativa mais comum no Reino Unido
e há cada vez mais casos com o aumento da expectativa de vida — diz Richard
Wade-Martins, chefe do Centro de Doença de Parkinson de Oxford. — Queremos
comparar o funcionamento de neurônios de pessoas doentes e saudáveis. Vamos
saber por que os neurônios dopaminérgicos morrem nas pessoas com Parkinson.

Kieran Breen, diretor da ONG que financia o projeto, espera que o estudo
possa abrir caminho para melhores tratamentos. O Parkinson afeta de 1% a 2%
dos maiores de 65 anos e causa tremores, movimentos lentos, rigidez e
dificuldade de equilíbrio.

22 de jul de 2010

GAP AINDA SOBRE O ANIVERSÁRIO

Regina
vontade de "cordelar"
eu também juro que estou
Mas não tenho tido tempo
pois o trabalho me pegou
É GAP, Encontro ou escola
pra versejar o tempo não sobrou

Hoje estou de ferias
mas daqui a pouco vou sair
vou pegar as minhas coisas
da hidro não posso fugir
já faltei vários dias
por causa do frio que está por aqui

Agora mudando de assunto
pois tenho que te contar
que no aniversario do GAP
O jose Augusto veio prestigiar
Foi uma reunião festiva
E o convidei pra voltar

Eu sei que é um pouco longe
para você nos visitar
mas o dia que quiser
estamos a lhe esperar
para você não vir soziinho
que tal o Nemércio chamar?

e para terminar minha fala
vou a todos convidar
pra saber um pouco do GAP
é só o Tremendo Papo acessar
pois lá coloquei o cordel
que eu fiz pra comemorar...

Monica
QUE EU FIZ PRÁ COMEMORAR...
A REGINA ENCONTROU O TOM
COM UM CORDEL BEM AFINADO
VOLORIZOU TODO O GRUPO
JUNTO COM ANGELA, A T. O.
MEXEU COM A NOSSA EMOÇÃO.

FOI UM ANO DE TRABALHO
QUE FESTEJAMOS COM PRAZER
COM AS PRESENÇAS DE AMIGOS
CUIDADORES E CONVIDADOS
O NEMÉRCIO E O JOSÉ AUGUSTO
QUE ESPERAMOS, VOLTEM SEMPRE,
TAMBÉM FORAM PARTICIPAR

NA TERCEIRA SEXTA FEIRA DO MÊS
ESTAREMOS A ESPERAR
PELA PRESENÇA DE TODOS
QUE QUISEREM PARTICIPAR.
UM GRANDE ABRAÇO AMIGOS
AGRADECEMOS DE CORAÇÃO
TODO CARINHO E ATENÇÃO

Jose Augusto
TODO CARINHO E ATENÇÃO
É O GAP QUE MERECE
COM A MONICA E A REGINA
O TRABALHO NÃO ARREFECE
QUE DEUS ABENÇÕE ESTE GRUPO
VOU ORAR E FAZER PRECE

VOU ORAR E FAZER PRECE
PARA ELAS ABENÇOAR
FIQUEI FELIZ COM O CONVITE
E PODER PARTICIPAR
DEUS PERMITA E ME AJUDE
PRA PODER CONTINUAR

PRA PODER CONTINUAR
E FICAR MAIS CONFORMADO
A PALESTRA ASSISTIDA
ME DEIXOU ALIVIADO
COM A TERAPEUTA ANGELA
ETA SER ILUMINADO

ETA SER ILUMINADO
NA SUA MANEIRA DE SER
COM TODA DIFICULDADE
DESCOBRIU COMO VIVER
É UM EXEMPLO PARA NÓS
QUE ESTAMOS A SOFRER

QUE ESTAMOS A SOFRER
POR NOSSA CONTA E ESCOLHA
POIS NÃO HA QUEM TENHA PLANTADO
E QUE AGORA NÃO COLHA
SEM A AUTORIZAÇÃO DE DEUS
DAS ÁRVORES NÃO CAI UMA FOLHA

DAS ÁRVORES NÃO CAI UMA FOLHA
O QUE ISSO QUER DIZER?
QUE DEUS É JUSTO E BOM
NÃO CASTIGA NENHUM SER
TODOS NÓS SOMOS SEUS FILHOS
SÓ O BEM VAMOS FAZER

SÓ O BEM VAMOS FAZER
PARA FALTAS RESGATAR
ACEITAR O QUE PASSAMOS
SEM QUERER REGATEAR
PAGUEMOS O QUE DEVEMOS
DEUS SÓ QUER NOS EDUCAR

DEUS SÓ QUER NOS EDUCAR
ABRINDO AS SUAS PORTAS
FERIDAS EXISTIRÃO
MAS E TÚ MESMO QUE CORTAS
DEUS ESCREVE EM LINHAS CERTAS
NÓS É QUE AS VEMOS TORTAS

NÓS É QUE AS VEMOS TORTAS
PELA NOSSA IMPERFEIÇÃO
AS VEZES ME VEJO TRISTE
É A TAL DA DEPRESSÃO
PEÇO DESCULPAS AOS AMIGOS
PELA POUCA PARTICIPAÇÃO

PELA POUCA PARTICIPAÇÃO
QUANDO ESTOU DEPRIMIDO
O INGLÊS MALTRATA SIM
PROBLEMAS ANDAM COMIGO
MAS O GRUPO É IMPORTANTE
DISSO ESTOU CONVENCIDO

DISSO ESTOU CONVENCIDO
E TENTO NÃO ESQUECER
SEI QUE ALTOS E BAIXOS
IRÃO SEMPRE ACONTECER
SÓ ROGO PELO APOIO
QUE PODEM ME CONCEDER

QUE PODEM ME CONCEDER
E DISSO JAMAIS DUVIDO
ESTE GRUPO É ESPECIAL
FICO MESMO COMOVIDO
ELE É AINDA MAIS
DE TUDO QUE TINHA OUVIDO

DE TUDO QUE TINHA OUVIDO
E AGORA COMPROVEI
TODOS AQUI SÃO IMPORTANTES
ATÉ MUITO MAIS QUE UM REI
GRANDES AMIGOS AQUI
REALMENTE ENCONTREI

REALMENTE ENCONTREI
PESSOAS DE CONFIANÇA
APOIO DE TODO JEITO
PROCURAVA NESTA ANDANÇA
AGRADEÇO A TODOS VOCES
ESTARÃO EM MINHA LEMBRANÇA

19 de jul de 2010

GAP NITEROI RJ FELIZ ANIVERSARIO

Um ano de atividades
Hoje vamos comemorar
Pensei em com eu faria
Para deste ano falar
Resolvi fazer uso dos versos
Que é a minha maneira de pensar

Fiquei procurando palavras
Para poder começar
Fazer uma retrospectiva
Isso é muito popular
Mas a historia do nosso grupo
É no mínimo peculiar...

Nunca pensei que um dia
Fosse um grupo de ajuda formar
Mas depois que conheci a Monica
Não demorou pra isso mudar...
Conversamos muitas vezes
Até a ideia eu aceitar...

Imagine que foi por email
Que a Monica eu conheci
Fomos nos encontrar num congresso
No Recife, muito longe daqui
Mas foi lá que a sementinha
Foi plantada em mim

Vi tanta gente com garra
Parkinsoniano de todo lugar
E não pense vocês que eles
Tinham saúde, para esbanjar
Todos tinham seus problemas
Mas estavam ali pra superar...

Logo fizemos um encontro
Onde a Ana eu fui conhecer
O Alex procurou a Monica
Depois que a viu no Mais Você
O Nylton e a Mª Lucia
Juntaram-se a nós pra valer

A Monica de repente chegou
Com a seguinte novidade
Está é a Maria Lucia
Que quer a nossa amizade
Ela conseguiu um lugar
Para as nossas atividades...

Depois de alguns dias
Para a nossa organização
Chegou o grande dia
Da nossa primeira reunião
Com a UNEI fizemos parceria
E assim selamos essa união

Este período de um ano
Foi bom pra gente se conhecer
Pois um grupo afinado
Vai poder melhor receber
Pessoas que estão precisando
De ajuda para o Parkinson vencer

Percebemos as diferenças
Ao escolher um olhar
Falamos sobre esperança,
E o que temos que enfrentar
E que essa união no grupo
A nós só faz melhorar...

Já cantamos varias musicas
Junto com as atividades
Cada mês que nos reunimos
Tem sempre uma novidade
É uma atividade nova
Ou falamos da nossa realidade

Na ultima reunião
Alguém pediu pra falar
Das dificuldades que temos
No dia a dia e no lar
Começamos ali mesmo
E foi muita risada no ar

A gente imagina logo
Dificuldades no andar
Mas na verdade não sabemos
Que a dificuldade será...
Dar o nó no saco de mercado
Ou do fundo do bolso a moeda tirar

Tivemos a visita de 1 fono
A Angélica que veio nos falar
Ela nos mostrou exercícios
Pra da nossa voz a gente cuidar
Porque a Doença de Parkinson
Da voz gosta de se apoderar

Falamos também sobre o Timo
Que é uma glândula importante
Temos que fazer exercícios
Para que ela fique gigante
Pois ela ficando pequenina
Nos deixará descontente

Seu Jose e o Edmundo
Chegaram para ficar
Apesar de uns contratempos
Eles não gostam de faltar
O seu Olinto chegou por ultimo
E já encontrou o seu lugar

Falamos sobre o Congresso
E tudo o que aconteceu por lá
Levamos um CD com um vídeo
Para o nosso grupo mostrar
Somos um grupo pequeno
Mais isso começa a mudar

Tivemos um encontro regional
Com as outras associações
Falamos sobre vários problemas
Mas o remédio foi o vilão
Muitos não sabem como conseguir
E fomos procurar solução

No final do ano tivemos
Uma confraternização
Fizemos um amigo oculto
Cada um fez o seu cartão
O presente foi singelo
Porém feito de coração

E a ultima atividade foi
Um logotipo pro grupo criar
Duas ideias maravilhosas
Fizeram na duvida a gente ficar
Demos uma sugestão
Das duas ideias se juntar...

Quero pelo grupo agradecer
A todos os aqui estão
Em especial aos cuidadores
Que nos da muita atenção
Sem eles não poderíamos
Estar nesta reunião

À UNEI, queremos agradecer
Por nós ceder este lugar
A atenção das meninas e do Silvio
Que estão sempre a nos agradar
E a parceria com diretoria da UNEI
Que sem ela aqui não podíamos estar..

Quero pra finalizar dizer
Que o grupo começa a aumentar
A cada nova reunião
Há um novo membro a chegar
Deste jeito, devagarinho vamos acolher
Aquele que quiser participar


Autora: Regina de Mattos Pereira

Cordel feito por ocasião do 1º aniversário
do Grupo de Ajuda Parkinson Niterói,
no dia 16/07/2010

13 de jul de 2010

CORDEL SEM FIM

Jose Augusto
Em Cordel Sem Fim

Quando estamos em dificuldade
Ai somos postos a prova
Superar é mesmo difícil
Somente com atitude nova
Coloquei mais uma rima
Senão era quase uma trova

Senão era quase uma trova
Não importa o formato
Quem é bom em rimas e versos
É nosso amigo Renato
Eu apenas vou seguindo
Dando sequência ao fato

Dando sequência ao fato
Que aqui fala da fé
Meu esforço é inegável
Para que eu fique de pé
Peidindo forças a Deus
A vida é o que é...

A vida é o que é...
Confia no criador
Só Ele tem o poder
De aplacar nossa dor
Com todo o seu carinho
Com base num grande amor

Com base num grande amor
De um Deus que é justo e bom
Também é misericordioso
Isso é Dele um "DOM"
Para vibrar ao Seu lado
Devemos mudar o tom.

Devemos mudar o tom.
Sempre que for necessário
Para a dor superarmos
Tira-la do nosso diário
Abrirmos o nosso peito
sairmos de dentro do armário

Sairmos de dentro do armário
Diretmente para lutar
Reunindo todas as forças
Que pudermos arranjar
O máximo que se puder
Nós iremos precisar

Nós iremos precisar
Com ajuda de um amigo
Reflita sobre uma coisa
Veja bem o que te digo
O apoio pode ser virtual
Mas aqui é um grande abrigo

Mas aqui é um grande abrigo
Para pessoas iguais
Sofrendo do mesmo mal
uns menos e outros mais
E VIVA TODA A AJUDA...
QUE FIQUEM TODOS NA PAZ!

Monica
LAZER
FIQUEM TODOS EM PAZ
SEM PERDER O ENTUSIASMO
AGUARDANDO UM MOMENTO
QUE ESTÁ SENDO ESPERADO
BRINCADEIRA E PRAZER
JÁ TEM HORA E LUGAR,
EM ITAIPAVA MARCADOS.

Jose Augusto
EM ITAIPAVA MARCADOS
SE ESPERA TUDO DE BOM
ESPERAMOS POR VOCE
PARA DAR "AQUELE" TOM
ESQUEÇAMOS L-DOPA,
SIFROL E AKINETON...

SIFROL E AKINETON
DÃO ALIVIOS AO MATERIAL
COMO FICA NOSSA MENTE?
AS VEZES ESTAMOS MAL
ENTÃO ENTRA O ENCONTRO
COM O EQUILÍBRIO IDEAL

COM O EQUILÍBRIO IDEAL
QUE DEVEMOS CULTIVAR
RESGATANDO A ALEGRIA
QUE O INGLÊS QUER NOS TIRAR
DESTA VEZ ELE FICA DE FORA
VAI TER MESMO QUE AGUARDAR

VAI TER MESMO QUE AGUARDAR
E QUIÇA ATÉ SUMIR
POIS APÓS O NOSSO ENCONTRO
MUITA IDÉIA VAI SURGIR
E O PESSOAL IRMANADO
PODERÁ INTERAGIR

PODERÁ INTERAGIR
ALIVIANDO O SOFRIMENTO
PARA OS 361 DIAS RESTANTES
ESTE SIM É O NOSSO INTENTO
DESCONTRAÇÃO E ALEGRIA
RENOVANDO O PENSAMENTO

RENOVANDO O PENSAMENTO
NESTA CONFRATERNIZAÇÃO
MUITO BEM ORGANIZADA
COM TODA DEDICAÇÃO
QUE TRABALHEIRA DANADA
PRÁ ATINGIR A PERFEIÇÃO

PRÁ ATINGIR A PERFEIÇÃO
UMA EQUIPE ESPECIAL
MILTON, REGINA E MÔNICA
TRABALHAM EM TEMPO INTEGRAL
JÁ FOI TANTO DIVULGADO
SÓ FALTA SAIR NO JORNAL

SÓ FALTA SAIR NO JORNAL
MAIS NOS BLOGS JÁ ESTÃO
OS NOSSOS CHATS TAMBÉM
FACILILITAM A DIVULGAÇÃO
FICO SÓ COM UMA TRISTEZA
POIS NÃO TEM MAIS VAGA NÃO

POIS NÃO TEM MAIS VAGA NÃO
DEVIDO A GRANDE PROCURA
SERÁ MUITO IMPORTANTE
PARA A VONTADE FUTURA
DE TODOS PARTICIPANTES
EM DISCUTIR NOSSA CURA

EM DISCUTIR NOSSA CURA
NEM QUE SEJA SÓ DA MENTE
DESCONTRAINDO A TODOS
PARA ENCARAR DE FRENTE
VENCENDO NOSSAS MAZELAS
E PODER SEGUIR CONTENTE

E PODER SEGUIR CONTENTE
É O QUE SE PRETENDE FAZER
COM MUITO AMOR E CARINHO
NO 1º ENCONTRO NACIONAL PARKINSONIANO DE LAZER
DISSO TENHO A CERTEZA
NINGUÉM VAI SE ARREPENDER

NINGUÉM VAI SE ARREPENDER
NEM QUEM ESTIVER AUSENTE
TUDO SERÁ DIVULGADO
AS FOTOS SERÃO UM PRESENTE
DA PRÓXIMA VEZ CORRA MAIS
NA LISTA FIQUE NA FRENTE
Cordel Sem fim

NA LISTA FIQUE NA FRENTE
E PODER PARTICIPAR
DE ENCONTRO VALIOSO
ISSO NÃO SE PODE NEGAR
DESCONTRAINDO E BRINCANDO
E AO COLEGA AJUDAR


Jose Augusto
E AO COLEGA AJUDAR
COM APOIO FRATERNAL
DAQUELE SEU SEMELHANTE
QUE SOFRE DO MESMO MAL
MAS COM MAIS EXPERIENCIA
ISSO É FUNDAMENTAL

ISSO É FUNDAMENTAL
CARO AMIGO, FIQUE ANTENADO
A DOENÇA BATE FORTE
MAS NÃO ESTÁS ABANDONADO
ALÉM DE TODO ESSE GRUPO
DEUS TÁ DO NOSSO LADO

DEUS TÁ DO NOSSO LADO
ISSO EU PROCURO CRER
TRISTEZA E DEPRESSÃO
É COMUM A GENTE TER
MAS SEM AJUDA ENTÃO
IMPOSSÍVEL SE VIVER

IMPOSSÍVEL SE VIVER
SEM ESSA GENTE FINA
COMO ESTA A COMUNIDADE
QUE NUNCA DESANIMA
PARABÉNS AOS CORDENADORES
MILTON, MONICA E REGINA

MILTON, MONICA E REGINA
E A TANTOS OUTROS TAMBÉM
QUE POR TRÁS DOS BASTIDORES
AJUDAM COMO NINGUÉM
A CLEIDE COM O ESPAÇO
CADA UM COMO CONVÉM

CADA UM COMO CONVÉM
COM SUA CONTRIBUIÇÃO
NEM QUE SEJA COM UM CORDEL
DE NEM TANTA PERFEIÇÃO
COMO ESTE QUE ELABORA
ESSE HUMILDE IRMÃO

ESSE HUMILDE IRMÃO
FICARÁ NA ANSIEDADE
E ATÉ OUTUBRO AGUARDAR
PARA SE DIRIGIR A CIDADE
DE NOME ITAIPAVA
QUE É CERVEJA... QUE MALDADE

QUE É CERVEJA... QUE MALDADE
MAS DÁ PRÁ TOMAR UNS GOLINHOS
MESMO QUE FIQUE DEPOIS
UM POUCO RÍGIDO E TORTINHO
CONFRATERNIZANDO AO VIVO
COM OS COMPANHEIROS DE PERTINHO

COM OS COMPANHEIROS DE PERTINHO
DESEJO MUITO ESTAR
ESPERO QUE NADA ACONTEÇA
ME IMPEDINDO DE PARTICIPAR
NADA PODE DAR ERRADO
E AO ENCONNTRO Faltar.


|



--------------------------------------------------------------------------------

9 de jul de 2010

GAP NITEROI

GRUPO DE AJUDA PARKINSON NITERÓI RJ

ESTAMOS COMPLETANDO AGORA, EM JULHO, UM ANO DE ATIVIDADES.

FAREMOS UMA REUNIÃO COMEMORATIVA NO DIA 16 DE JULHO, SEXTA FEIRA, ÀS 14 HORAS E GOSTARÍAMOS DE CONTAR COM A SUA PRESENÇA NESSE MOMENTO TÃO IMPORTANTE PARA NÓS.

O LOCAL É O ESPAÇO OFERECIDO PELA UNEI NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.

ENDEREÇO: AV. AMARAL PEIXOTO 335, OITAVO ANDAR, NITERÓI RJ

ESTAMOS AGUARDANDO VOCÊ.
UM TREMENDO ABRAÇO,

REGINA E MONICA

CONTATOS:

reginampereira@ig.com.br ...... tele 2616 34 24
deoliveirasouto42@oi.com.br ...... tele 2622 25 57