20 de fev. de 2010

NOSSO ENCONTRO COM O VICE GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

O primeiro encontro das Associações e Grupos de Apoio aos Parkinsonianos do Estado do Rio de Janeiro, no dia 30 de janeiro na APC, foi o inicio de um movimento de conscientização do portador da doença pelos seus diireitos, que são garantidos pela Lei Maior. O mais urgente deles, é o recebimento de medicamentos para o seu tratamento, dispensados pelo estado. Muitos nem sabem desse direito... Por isso resolvemos agir.


No dia 18 de fevereiro fomos recebidos pelo vice-governador Luiz Fernando de Souza-Pezão que, bastante receptivo, leu nossas reinvindicações e nos ouviu com interesse ligando, logo a seguir, para o Secretário de Saúde Sergio Cortes, pedindo que fossemos recebidos por alguém do Programa de Medicamentos Excepcionais.

Na Secretaria de Saúde, fomos atendidos pela Coordenadora Geral de Medicamentos - Rosa Ignácio e pela Coordenadora de Logística - Janaína Tokuda
.
Rosa fez uma explanação sobre o processo do Programa de Medicamentos reconhecendo que existem dificuldades e burocracias que precisam ser superadas. No ano que passou conheceu, com a sua equipe, a realidade dos polos de dispensação de Medicamentos nos Municípios. Afirmou que o serviço está sendo organizado.

Outra questão foi sobre as mudanças que estão ocorrendo para atender novas regras federais.
A partir de março, alguns medicamentos saem do âmbito estadual passando para o municipal. Será uma transição progressiva.

Perguntamos sobre a carência de neurologistas na rede do SUS. Rosa respondeu que os médicos estão preferindo a rede privada. Mas que, tb, a partir de março, não será mais exclusividade dos médicos do SUS, preencher as LMEs necessárias para recebimento de medicamentos. Poderá ser feito por médicos particulares cadastrados. Outra questão abordada: os Grupos de Apoio ou Associações não podem ter um médico atendendo na sua sede sem uma regularização, sem um Alvará Sanitário.

Esse encontro abriu um canal de comunicação com a Secretaria de Saúde do Estado.

A Coordenação e Medicamentos Excepcionais, disponibilizou:
Página da Secretaria de Saúde - http//www.saude.rj.gov.br
e-mail excepcionalfarmacia@saude.rj.gov.br
telefones 21 2333 3891 / 3896/ 3998

Presentes à reunião: Ana Lúcia e Helenice - APPVR
Alex, Regina e Rosângela - GAP Niterói
Messias e Monica - GRUPÁDUA RJ
Nemércio - APC

2 comentários:

  1. Fico muito feliz por ver você ¨ Vó ¨ Mônica, vendo reconhecida pelo seu talento, que Deus continue te iluminando !

    Por: Vitória Wohlke ♥

    ResponderExcluir
  2. Vitória, sua avó não tem talento, mas muita vontade de valorizar a vida,acreditando sempre que podemos lutar para isso. Um beijinho doce para você.
    sua avó Monica

    ResponderExcluir