26 de jul. de 2012


Um tremendo grupo


Compositor de destinos
Tambor de todos os ritmos
Tempo, tempo, tempo, tempo
Entro num acordo contigo
Caetano Veloso

No começo era só um desejo.
Desejo de reunir, trocar, ajudar.
O desejo, alimentado com carinho (Regina e Monica falam com saudade da reunião do Chapéu Violeta) tornou-se realidade num mês de julho de 2009.
Naquela tarde, estavam presentes (além das autoridades da UNEI, cuidadores e voluntários) os companheiros Nemércio, Monica, Regina, Maria Lucia, Alexandre, Nylton e Ana Maria.
Um desejo, uma vontade. Pessoas reunidas. Um grupo. Um grupo de ajuda. Um grupo de amigos (acima de tudo). Reunidos em torno de uma mesa, dispostos a acolher quem quiser, quem vier.
Igual a um coração de mãe _ onde sempre cabe mais um. O GAP (Grupo de Ajuda Parkinson Niterói) foi crescendo. Sempre baseado no desejo de reunir, trocar, ajudar. Sempre alimentado por um sentimento de amizade, de intimidade mesmo.
Esse vínculo mantem o grupo unido até hoje. Crescendo apesar tudo (inclusive a falta de uma sede própria). Ah! Como seria bom se tivéssemos o nosso próprio cantinho.
E hoje, vindo de mais uma reunião mensal do GAP. Trago o coração cheio dos mesmos sentimentos que solidificaram a existência do nosso grupo. Reunião, troca, ajuda e principalmente amizade.
Apesar de uma pauta recheada de temas importantes (o resultado da pesquisa da fisioterapeuta Loren Pereira ou a falta de medicamentos para os PKs), não deixamos de sentir falta dos companheiros Edmundo, Olinto, Edson, José Augusto, por exemplo. Acolhemos novos companheiros. Sejam bem vindos Srs Joubert, Carlos Henrique, Maria Regina e Regina, Mairy e sua irmã Nely, as cuidadoras Silvana e Gilmara, e a Tilda, sintam-se em casa.
E também planejamos uma festa “julhina” para festejarmos os três anos do GAP.
Outra coisa muito importante.
Maria Lucia me presentou com cópias de CDs e DVDs de shows da minha cantora favorita. Vindos diretamente do seu acervo particular.
Obrigado minha amiga.
Coisas do GAP.
E por falar em “coisas do GAP”, vou encerrar lembrando um trecho de poema de Machado de Assis distribuído entre nós pelo companheiro Gustavo.

“Abençoados os que possuem amigos, os que os têm sem pedir.
Porque amigo não se pede, não se compra, não se vende.
Amigo a gente sente!”
Grupo de Ajuda Parkinson Niterói-GAP

Que estejamos juntos por muitos anos, sempre com a mão estendida para ajudar aqueles, que como nós tremem mas não deixam de lutar por uma vida melhor.

Alexandre Ferreira Sandoval

PARABÉNS!!!!!!!!!!!!

Reunião Mensal do GAP - o que rolou...


Reunião Mensal do GAP - o que rolou...

Olá, Amigos do GAP, sábado, dia 16/06, estivemos juntos no auditório do Praia Clubesão Francisco, numa reunião animada. Sentimos a falta do Edmundo, Olinto, Edson, Veloso, Luiz Fernando, JoseAugusto, da Marise, e de nossas voluntarias Fabiana, Leda. Espero que todosvocês estejam bem e que tenham faltado por um compromisso mais legal. Nós entendemos...rsrsrrs
Mas em compensação tivemos a grata surpresa de termos outras adesões aoGrupo.Sejam Bem vindos Srs Joubert, Carlos Henrique, minhas xarás: Maria Regina e Regina , Mairy esua irmã Nely, as cuidadoras Silvana e Gilmara, e a Tilda, sintam-se em casa.
Bom falamos sobre muitas coisas ontem, vou fazer um resumo pra vocês.
- Primeiro enquanto esperavamos o pessoal chegar o Itamar falou sobre nosso coral, ele precisa saber quem está interessado em participar. Estamos fazendo uma relação, portanto quem quiser ésó me avisar para incluir o nome na listagem. Vamos precisar arranjar um lugar e ai então resolveremos o horário e dia. Quem já está na lista: Froes e Sonia, Regina,Miriam Mª Lucia Monica e Messias, Nylton, Carlos Henrique

- A Monica iniciou a reunião lembrando uma sugestão do Itamar de fazermos uma oração no inicio das nossa reuniões. Ela então convidou o proprio Itamar para fazer a oração daquele dia.
A seguir li uma poesia trazida pelo Gustavo “Bons Amigos” de Machado deAssis.
- Lembramos sobre o texto que ficamos de fazer sobre: Como a Parkinson modificou nossa vida, como o encaramos e qual experiência podemos passar para os outros...
O Alex começou a escrever a partir da frase : Diagnóstico: Doença de Parkinson. Eu também escrevi vou postar no blog do GAP Niterói. Escrevam também e mandem para mim, se não quiserem ser identificados é só me dizer,
- Às vezes (quase sempre) nós deixamos nossos cuidadores, acompanhantes,família etc, doidos, por que eles não sabem como ajudar. Foi por esse motivo que a Keila foi procurar na internet ajuda e só encontrou coisas muito técnicas. Ela então resolveu fazer um blog com essas informações que vocês cuidadores tem e querem compartilhar, trocar informações etc... Ela vai mandar pra vocês um e-mail para nortear suas respostas... Ela pretende colocar as informações que vocês passarem pra ela no blog do jeitinho dela. Acho que vai ser bem legal...
- A Fisioterapeuta Loren Pereira fez com voluntários do nosso grupo, uma pesquisa que tem como objetivo saber a influencia da acupuntura na velocidade da marcha e do comprimento do passo. Foram 4 sábados que estivemos com ela e suas agulhinhas, rsrsrs. Obrigada aos participantes, pois com essas pesquisas vamos ganhando melhor qualidade de vida, e obrigada a Dra Loren Pereira porque está estudando algo em prol da Doença de Parkinson.
- A questão dos Remédios também foi discutida e estamos novamente com problemas. Muitos não estão recebendo as medicações pelo estado e ou município e o que ainda é mais grave não tem encontrado nas farmácias e quando encontram o preço é mais caro. Temos que juntos pensar soluções..
- O próximo Congresso das Associações de Parkinson será em Belo Horizonte nos dias 25,26,27 de abrile no dia 28 de abril de 2013 terá o RUN FOR PARKINSON fechando as atividades do mês da conscientização da Doença de Parkinson.
-Falando nisso nós ,do GAP Niteroi, fomos convidados a fazer aqui em Niterói o evento Run for Parkinson que é uma caminhada/ corrida pela cura da doença de Parkinson. Ficamos felizes pelo convite e vamos arregaçar as mangas e preparar um belo evento, claro com a sua ajuda.
- Deixei por ultimo a festa , sim o GAP Faz 3 anos de atividade e temos que comemorar... Ficou resolvido que faremos uma festa junina, no dia 28 de julho, aqui em minha casa no Rio do Ouro a partir de 14horas. A ideia é cada um trazer um quitute, doce ou salgado ou refrigerante, Para que não haja repetição de delicias peço que cada um escolha o que vai trazer e me diga. Alguns já escolheram , vou preparar um mapinha pra vcs chegarem no ARRAIA DO TREMIDÃO? Ou quem sabe o TREMENDOARRAIÁ? você tem outra sugestão mande para mim e fazemos uma votação..
E isso pessoal!
Estou aguardando vocês dia 28/07/2012, e não esqueçam do texto, mande pra mim, reginampereira@ig.com.br o tema é: Diagnóstico: Doença de Parkinson



...