27 de jun. de 2009

HISTÓRIAS E METÁFORAS

FAZENDO ARTE


A arte de contar e ouvir histórias mexe com a sensibilidade. As Histórias têm um poder medicinal, alimentam a alma.
Desafios? Devemos fugir ou enfrentar? Interagindo modificamos atitudes e descobrimos que podemos transformar uma situação aversiva em algo capaz de enriquecer a nós e as pessoas à nossa volta

Vamos participar ouvindo ou contando histórias?

Era uma vez...
“Era uma vez um sitiante que encontrou uma ave caída. Era um filhote que deixara, prematuramente, o seu ninho e se perdera no vôo. O senhor cuidou dos seus ferimentos e procurou um ninho para ele.
Semanas depois, observou que aquela ave tinha um andar diferente,sem a elegância dos outros filhotes. Não era daquele lugar. Era preciso ajudá-lo a encontrar o seu caminho, o seu ninho. Pegou delicadamente a ave, subiu num lugar alto falando ao seu ouvido: Você não é daqui, vou soltá-la. E jogou a ave para o alto que outra vez foi para o chão. O sitiante não desistiu do desejo de ajudá-la. Numa madrugada, subiram juntos uma colina chegando ao topo com os primeiros clarões da manhã. Então, segurou com firmeza a ave voltando-a para o Sol obrigando-a a fitá-lo. A ave abriu, exageradamente, os olhos e aquela luz foi iluminando o seu ser. Suas asas foram se alongando e, confiante, ela conseguiu voar com equilíbrio, seguindo o seu rumo.”

Ninguém escolheu ter Parkinson. Metaforicamente, nós também “caímos do ninho com as asas quebradas,” mas não estamos sozinhos na subida da colina de nossas dificuldades. Companheiros dividem conosco os mesmos anseios através do convívio fraterno nas Associações. Através do diálogo amigo nos Chats, onde nos encontramos todas as semanas.
Não vamos desanimar. Iluminados conseguem “transportar montanhas.” Juntos vamos encontrar forças para lutar pelas nossas necessidades. Toda ação envolve outras pessoas. O isolamento enfraquece e ameaça a auto-estima trazendo uma insatisfação emocional que pode destruir esperanças. A força da alma é um brilho que pulsa desencadeando outros acontecimentos. Um único ato inspira um movimento maior que abre caminho. Valorize-se, valorize o seu grupo. Acredite em você, supere os seus limites com dignidade. O sucesso não vem “de graça,” mas para os que fazem a sua parte.

Então, num certo momento, que desejamos muito próximo, alguém contará uma nova História:

Era uma vez uma “Família Parkinson” que, com as mãos trêmulas e os joelhos desconjuntados, mas com os olhos bem abertos, no topo da colina, queimando ao Sol refletiu a sua Luz, alcançando como uma fênix, leve e livre de suas dores, o lugar que conquistou com a sua luta, com seu entusiasmo, com a sua fé.

Um comentário:

  1. Monica, uma nova história esta sendo construida dia após dia, a luta esta quase ganha mas o que queremos é ganhar a guerra.
    A nossa fé é unica e inquebrantável.
    Abraços fraternos

    ResponderExcluir