20 de set. de 2010

GAP NITEROI dia 17/09/2010

Na ultima 6ª feira (17/09) tivemos a nossa reunião no Gap

Nosso grupo está crescendo, já somos agora 11 Parkinsonianos, alguns cuidadores e alguns amigos. Tivemos a presença da fisioterapeuta Elisia Garcia da Silva Fernandes, que nos mostrou a importância da respiração, postura e relaxamento no nosso dia a dia.
Falou sobre RPG (reeducação postural global) e fez conosco uma atividade mostrando como devemos respirar, para conseguirmos relaxar, já que o sintoma que mais nos incomoda é a rigidez.
Foi muito engraçado, pois nos colocou, todos, encostados na parede pra fazer a atividade. Mostrou-nos os diversos instrumentos para massagem e relaxamento.. Distribuiu um texto falando sobre o método RPG e para finalizar nos presenteou com uma linda mensagem. Ah! Uma noticia bem legal, ela estará conosco lá em Itaipava...

Depois disso tudo, aquele lanchinho que só o pessoal da UNEI sabe preparar... Silvio, Andreia,Cristiane e Daniele, obridada pelo carinho e atenção.

O texto que Elisia levou para o grupo.
Resumo do Método RPG

Idealizado por Phillipe Souchard, na França e introduzido no Brasil na década de 80, trazendo maior credibilidade aos tratamentos fisioterápicos enfocando principalmente dores e desvios posturais.
É um método da fisioterapia que trata das desarmonias do corpo humano levando em consideração as necessidades individuais de cada paciente, já que cada organismo reage de maneira diferente às agressões sofridas. É uma técnica revolucionária que considera os sistemas muscular, sensitivo e esquelético com um todo e procura tratar, de forma individualizada, os músculos que se diferenciam na estrutura.
É um método de correção da postura através de alongamentos globais que envolvem todas as cadeias musculares do corpo, e se utiliza também de exercícios ativos ministrados e aprendidos pelo paciente e ainda reforço na conscientização de percepção do alongamento e retração das cadeias musculares de forma global, constando de um método de educação e orientação das posturas.
É indicado para dores e distúrbios na coluna vertebral, má postura, problemas ortopédicos, inflamações osteoarticulares, estresse, cefaléia, labirintites, ansiedade, dentre outros.

Obrigada Elisia, sua presença foi muito importante para todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário