15 de abr. de 2012

A SAÚDE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO... TEM REMÉDIO?

É preciso gostar da vida, saber viver, para ver e ouvir o que se passa à nossa volta e, então, sair em busca. Amar, respeitar, ousar e ponderar encontrando soluções para as dificuldades que surgem.

Desafios? Devemos fugir ou enfrentar? Podemos superar impasses partilhando a vida com outras pessoas que vivenciam as mesmas dificuldades.
Escrevemos, em 2009, ao Sr. Secretário de Saúde do Estado do RJ, uma carta que foi publicada no Blog (TREMENDO PAPO), onde mostra as limitações para se conseguir medicação. http://umtremendopapo.blogspot.com.br/2009_11_01_archive.html

As leis que garantem o acesso aos tratamentos existem, os portadores de Parkinson têm direitos garantidos pela Constituição mas, nem todos tem condições de passar por essa maratona. E agora a situação ficou ainda pior, pois alguns medicamentos são dispensados pelo Estado e outros pelo Município.
Essa é a maior dificuldade agora em 2012. Soubemos que alguns municípios, além do nosso, não estão distribuindo o PROLOPA,(que é o principal medicamento do Parkinson), o BIPERIDENO , entre outros..

Aqui em Niterói, o GAP desenvolve um trabalho de conscientização, com o objetivo de congregar portadores da Doença de Parkinson e pessoas interessadas em apoiar o movimento; informar a opinião pública e meios de comunicação e levar conforto e esclarecimento que podem auxiliar no tratamento.

Para um Estado que monta projetos capazes de trazer para sua administração eventos de porte internacional, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, o mínimo que se espera é que os investimentos internos e básicos para a melhor qualidade de vida de sua população estejam em primeiro plano.

Condições para isso o Estado tem. É preciso querer.

Monica de Oliveira Souto, Portadora de Parkinson, Professora, Psicóloga
Regina de Mattos Pereira Portadora de Parkinson, Professora.

0 comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário