28 de nov. de 2010

MIGUEL NICOLELIS, O GRANDE CRAQUE DA CIÊNCIA

A revista do respeitado Instituto de Tecnologia de Massachusetts
(MIT, na sigla em inglês) publicou a lista das dez principais pesquisas científicas em andamento, que podem mudar para melhor nosso mundo.
Em primeiro lugar foi citada a invenção de um brasileiro chamado Miguel Nicolelis...

No laboratório de pesquisas de Neurociência, da Universidade da Carolina do Norte (EUA), a macaca Aurora já moveu um braço robótico apenas com a “força do pensamento”.
Ele criou a Neuroprótese, uma interface cérebro-máquina:
espécie de “ligação direta” entre os neurônios e os nervos,
sem precisar passar pela medula.

O trabalho de Nicolelis está sendo considerado um marco na ciência mundial.

ESQUEMA BÁSICO DA PESQUISA DE NICOLELIS
O elemento final de toda a pesquisa é um chip que capta sinais cerebrais e os interpreta
segundo modelos matemáticos criados por uma equipe de pesquisadores, liderada pelo brasileiro Miguel Nicolelis.
Ou seja: a longo prazo, o chip pode ser desenvolvido para uma neuroprótese que possibilite, por exemplo, um tetraplégico, voltar a andar.

O Doutor Miguel Angelo Laporta Nicolelis, nasceu em São paulo, em março de 1961. Filho do juiz Miguel Nicolelis e da escritora Giselda Laporta Nicolelis, ele se formou em medicina na Universidade de São Paulo (USP). Na mesma instituição, cursou o doutorado em Fisiologia Geral.
Foi considerado um dos 20 maiores cientistas do mundo no começo da década passada, segundo a revista "Scientific American”.
A Revista Época o colocou na lista dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009.
Com atuação genial no campo da neurociência, o grande craque brasileiro
foi convidado a vestir a camisa da Universidade de Duke na Carolina do Norte (EUA). Onde obteve todo apoio que costuma faltar para cientistas no Brasil.
Pela atuação como cientista e empreendedor, Nicolelis vem sendo indicado para faturar um sonho de muitos brasileiros: o Prêmio Nobel.

Quando perguntado se tal prêmio não poderia lhe transformar numa espécie de salvador da pátria, ele disse:
“Não entendo essa fixação com o Nobel! Vocês acham que, durante suas pesquisas, o mineiro Alberto Santos Dumont,
estava preocupado em ganhar uma medalhinha dos suecos? ...

...Se eu fizer um paraplégico andar e essa tecnologia se espalhar pelo mundo, possibilitando a milhões de pessoas voltarem a andar, perto disso o que pode significar um prêmio Nobel?”

Outra possibilidade que se abre e já está em pesquisa é descobrir os mecanismos elétricos do cérebro para determinar a saciedade, podendo no futuro contribuir para o controle da obesidade...

...A equipe de Nicolelis também descobriu as bases neurais da instalação do MAL DE PARKINSON, fato inédito na medicina mundial. As pesquisas estão avançadas com camundongos.

A pretensão é articular os principais neurocientistas do mundo para criar projetos de ponta em uma das áreas mais atrasadas do Brasil. “A idéia é que o NatalNeuro seja um centro catalisador e transformador da sociedade”, disse nosso craque. Para isso, está sendo criada uma escola para as crianças da comunidade vizinha – formada por catadores de papelão e lixeiros.
Miguel Nicolelis demonstra simpatia e respeito por Alberto Santos Dumont e costuma citar o Pai da Aviação em suas entrevistas. Quando indagado por que criar uma escola de neurociência no nordeste brasileiro ele respondeu: “É que no Brasil está cheio de Santos Dumont aguardando uma oportunidade para decolar...”.

Mesmo com tanto sucesso adquirido,Nicolelis não esqueceu sua terrinha. NatalNeuro, por exemplo, é um instituto criado em Macaíba, um lugar miserável na periferia de Natal (RN). Nicolelis é fundador, coordenador e grande responsável por atrair a verba para o instituto.

A obra do brasileiro Miguel Nicolelis é realmente impressionante.
Ele tem sido aclamado no meio acadêmico, mas no país do futebol o grande craque da ciência mundial não é muito conhecido...


Texto de Amarildo Fernandes
Fontes Consuntadas: O Globo, fevereiro de 2004 e maio de 201
Revista Superinteressante
Revista Galileu

Nenhum comentário:

Postar um comentário